Curso de Capacitação Pestalozziano

Fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescente 

PÚBLICO ALVO

Conselheiros dos Conselhos Municipal do Direito da Criança e Adolescente, Conselheiros Tutelar, representantes de entidades que trabalham com crianças e adolescentes, profissionais das áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Polícia Civil e Militar, Judiciário, Promotoria, enfim, que atuam na rede de atendimento à criança e ao adolescente.

Inscreva-se aqui

Nos dias 17 e 18 de Novembro de 2017, a Associação Pestalozzi de João Pessoa realizará um Curso de Capacitação Pestalozziano, no Auditório de Multimídias do Centro de Tecnologia da UFPB,que tem como tema central: Fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescente.

Ministrada pela Professora Maduca Lopes, especialista em Educação Infantil, Conselheira Tutelar por três mandatos na cidade de Pouso Alegre em Minas Gerais, fundadora e presidente da Escola de Pais de Pouso Alegre-MG, Autora do Livro "A Escolha do Melhor Caminho" e integrante do grupo de trabalho do processo de escolha Unificada dos Conselheiros Tutelares a convite da SDH da Presidência da República.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Maior Integração com o Poder Executivo e Poder Legislativo;
  • Clareza nas atuações junto a Polícia Civil e Militar, como também as Escolas (quando e como atuar juntos a estes órgãos);
  • Atuação junto ao Poder Judiciário (Ministério Público e Juizado da Vara da Infância e Juventude);
  • Formação básica do Conselheiro Tutelar como "Defensor da Criança e do Adolescente", e conhecimento de suas atribuições;
  • A rotina dentro do Conselho Tutelar (ofícios, encaminhamentos, notificações, regimento interno, colegiado) enfim, tudo o que é preciso para conquistar um Conselho Tutelar eficiente.
  • Conhecer o real papel do CMDCA e saber da importância deste órgão funcionar de forma efetiva para que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam devidamente garantidos.
  • FIA - Fundo da Infância e da Adolescência (Como arrecadar, em que poderá ser gasto este recurso, quem gerência esta conta etc.)
  • A importância da atuação da rede de atendimento a criança e ao adolescente e quais órgãos fazem parte desta rede, discriminando o papel de cada um. (CRAS, CREAS, CAPS etc.).